NINETS: Produção Acadêmica

Projetos de Iniciação científica

ECONOMIA E COOPERAÇÃO SOLIDÁRIA NAS TRADIÇÕES AFROAMERÍNDIAS EM CAMPINA GRANDE – PB. Helton de Farias Henrique (PIBIC/CNPq/UEPB 2018-2019)

“QUERO VER O QUE A JUREMA TEM, QUERO VER O QUE A JUREMA DÁ”: memória para a resistência na Arte se Fazer Mestra na tradição da Jurema Sagrada. Lucas Gomes de Medeiros (História/PIBIC/CNPq/UEPB 2016-2017)

O GÊNERO DA RESISTÊNCIA NAS REZADEIRAS DE BOA VISTA, PARAÍBA. Rebeca Araújo de Souza (Serviço Social/ PIBIC/CNPq/UEPB 2015-2016)

“ALÉM DE MACUMBEIRO É BICHA!” MARCADORES DE GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE NAS TRADIÇÕES AFRO-AMERÍNDIAS DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. Lucas Gomes de Medeiros (História/PIBIC/CNPq/UEPB 2015-2016)

LÉSBICAS, SEXUALIDADE, SAÚDE, SUBVERSÃO E DIREITOS. Início: 2014. Término: 2015. Lissandra Monteiro Herculano. (Serviço Social, PIBIC/CNPq/UEPB 2014-2015)

SEXUALIDADE, DIREITOS E SAÚDE: LÉSBICAS E ACESSO A DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS NO CONTEXTO PARAIBANO. Inicio: 2013. Termino: 2014. Lissandra Monteiro Herculano (Serviço Social, PIBIC/CNPq/UEPB 2013-2014)

Trabalhos de Conclusão de Curso – em nível de graduação e pós-graduação lato sensu:

MARCADORES SOCIAIS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA LOUCURA FEMININA: UM ENSAIO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA EM UMA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA. Bruno Ambrosino de Souto Medeiros. Graduação em Serviço Social. Agosto de 2018.

O TEMPO APARECE NO INSTANTE QUE ACONTECE: NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA ENCARNADA NAS REZADEIRAS DE BOA VISTA – PB. Rebeca de Araujo Souza. Graduação em Serviço Social. Dezembro de 2017.

SÓ AS MULHERES CUIDAM? A SEXUALIZAÇÃO DO CUIDADO NA TRAJETÓRIA DE MULHERES QUE PROCURAM A ONG PAPEL MARCHÊ, CAMPINA GRANDE/PB. Yasmin Marques Sobral Santiago. Graduação em Serviço Social. Agosto de 2017.

ESCOLA, SEXUALIDADE E DIN MICAS DE SUBALTERNIDADE: questões para a (Des)Construção de uma agenda. Romualdo da Silva Sales. Graduação em Serviço Social. Fevereiro de 2017

BRINCADEIRA NADA INOCENTE: problematizando agenciamentos heteronormativos na arte de brincar. Stive Anderson Ferreira Lima. Maio de 2016. (Graduação em Psicologia/UEPB)

NÃO SÓ ROSÁRIOS GOVERNAM NOSSOS OVÁRIOS: POR UMA CONTROVÉRSIA FEMINISTA SOBRE O ABORTO NO BRASIL. Rafaella dos Santos Porfírio. Março de 2016 (Graduação em Serviço Social/UEPB)

ITINERÁRIOS LÉSBICOS NO ACESSO A POLÍTICA DE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA NO CONTEXTO PARAIBANO. Lissandra Monteiro Herculano. Novembro de 2015. (Graduação em Serviço Social/UEPB)

“SEXO, VER-DURA E DINHEIRO!”: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E RELAÇÕES DE PODER NA EMPASA DE CAMPINA GRANDE. Novembro de 2014. Maria Luiza Pereira Leite. (Graduação em Serviço Social/UEPB).

SOMOS TODXS ANIMAIS: PROBLEMATIZANDO A RELAÇÃO ENTRE RAÇA, GÊNERO E ESPÉCIE NO FEMINISMO VEGETARIANO E VEGANO. Lorene Dias Ferreira. Novembro de 2014. (Graduação em Serviço Social/UEPB).

PROBLEMATIZANDO A ASSISTÊNCIA SOCIAL A PARTIR DO GÊNERO. UM PONTO DE VISTA DESDE O CRAS JEREMIAS DE CAMPINA GRANDE – PB. Ívina Nunes dos Santos. Novembro de 2014. (Graduação em Serviço Social/UEPB).

CORPOS QUE SE TRANSformam: a (re)invenção de corpos travestis. Estudo de caso em Campina Grande-PB. Thuane Haylla (Ednaldo da Costa Braz). Graduação em Serviço Social/UEPB. Dezembro de 2013.

Projetos de investigação aprovados em seleções públicas de pós-graduação

a) Em nível de doutorado:

DIFERENÇA E EDUCAÇÃO: PROBLEMATIZANDO AS FORMAS DE CONTROLE E DOMINAÇÃO SOBRE OS MARCADORES DE RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES A PARTIR DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. Romualdo da Silva Sales (Programa de Pós-Graduação em Sociologia/UFCG, 2019-2022).

“AONDE” ESTÁ A POPULAÇÃO TRANS NA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO? ANALISANDO AS CONDIÇÕES DA INSERÇÃO PARA OS/AS TRABALHADORES/AS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB. Jéssyka Kaline Augusto Ribeiro (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/UERJ – 2016-2019)

RAÇA E ESPÉCIE NA PRODUÇÃO DE ALFRED RUSSEL WALLACE SOBRE ÍNDIOS, NEGROS E MESTIÇOS NA AMAZÔNIA OITOCENTISTA: ESTUDANDO A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS MODERNOS DE “RAÇA” E “ESPÉCIE” NA CONSTRUÇÃO DE ANALOGIAS PARA A DESCRIÇÃO DE PESSOAS NEGRAS E INDÍGENAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. (Programa de Pós-Graduação em Ensino filosofia e História das Ciências/UFBA, 2017-2020)

b) Em nível de mestrado:

COSMOVISÃO E RESISTÊNCIA: DISSIDÊNCIAS SEXUAIS E DE GÊNERO NA HISTÓRIA DAS RELIGIÕES AFRO-AMERÍNDIAS DE CAMPINA GRANDE – PB. Lucas Gomes de Medeiros (Programa de Pós Graduação em História social da Cultura Regional/UFRPE)

ESCOLA, SEXUALIDADE E DIN MICAS DE SUBALTERNIDADE: questões para a (Des)Construção de uma agenda. Romualdo da Silva Sales. Programa de Pós-Graduação em Sociologia/UFPB (2016-2018)

EXISTIR E RESISTIR COMO LÉSBICA EM CAMPINA GRANDE – PB. Rafaela Porfírio. (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/UFCG, 2016-2018)

OXUM TÁ VENDO ISSO AÍ: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO EM TERREIROS DE UMBANDA E JUREMA DE CAMPINA GRANDE-PB. Maria Luiza Pereira Leite. (Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB, 2015-2017)

SOMOS TODXS ANIMAIS: problemas de intersecção entre raça, gênero e espécie no feminismo vegetariano e vegano. Lorene Dias Ferreira (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/UFCG, 2015-2017)

TERRITORIALIDADES TRAVESTIS NAS NOITES DA CAMPINA. Ednaldo da Costa Braz. (Programa de Pós-Graduação em Servico Social/UEPB, 2014-2016)

Artigos Publicados em Periódicos

ARRUDA, Jalusa Silva, CARVALHO, Natalia Silveira e COSTA, Jussara Carneiro. Experiências lesboafetivas por adolescentes e jovens privadas de liberdade. Revista Aquila • Edição 18 • Ano IX • Janeiro | Junho 2018. Disponível em http://ojs.uva.br/index.php?journal=revistaaquila&page=article&op=view&path%5B%5D=391

COSTA, Jussara Carneiro & MEDEIROS, Lucas Gomes. Faz diferença como a gente pensa: aspectos da resistência forjada no entrecruzar cosmológico das tradições afroameríndias em Campina Grande, Paraíba. Rev. ACENO. Dossiê Cosmologias, territorialidades e políticas de quilombolas e de povos tradicionais. Vol. 3, N. 6, p. 228-244. Ago. a Dez. de 2016. UFMT. ISSN: 2358-5587. Disponível em http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/article/view/4332

Participação em coletâneas e livros

COSTA, Jussara Carneiro e HERCULANO, Lissandra Monteiro. Itinerários lésbicos no acesso a política de saúde: experiências da Paraíba. In. LEITE, Glauber Salomão (Org.). Questões de gênero e sexualidade: direitos humanos e acesso à cidadania (Versão impressa ISBN: 978-85-7879-418-7. Versao digital ISBN: 978-85-7879-417-0. Eduepb, 2017

COSTA, Jussara Carneiro. Maria de Kalú, Memória que inspira a resistência lésbica na Paraíba e no Nordeste. In. CAETANO, Marcio, et all (Orgs). Quando ousamos existir: itinerários fotobiográficos do movimento LGBTI Brasileiro (1978-2018). Rio Grande, FURG, 2018, p. 121-125.

DINIZ, Rozeane Porto.. O Farol de Joana Preta: heterotopias e memórias em Olivedos-PB (1940-1970). In: Solange P. Rocha; Matheus Silveira Guimarães. (Org.). A Paraíba no pós-abolição e no tempo presente: racismos e trajetórias de resistência. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2018, v. 2, p. 117-150.

DINIZ, Rozeane Porto.. Sapatão, lésbica, gay? O nomear como ato de existência?. In: SILVA, Antonio de Pádua Dias da; MORAIS, Raffaela Medeiros e; SILVA, Taciano Valério Alves da Silva.. (Org.). Interfáces: Gênero, discursos, linguagens. 1ed.São Paulo: Editora Scortecci, 2014, v. 1, p. 213-221.

Livros publicados/organizados ou edições

DINIZ, Rozeane Porto.. As lésbicas no cordel: Representações léxico- semânticas. 1. ed. Curitiba - Paraná: Editora Appris, 2018. 167p .

Costa, Jussara Carneiro, et all (Orgs.). Com a Diferença Tecer a Resitencia. Anais do III Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Edufpb.

Artigos publicados em eventos (em construção)

Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales. Buenos Aires, 19 al 23 de noviembre de 2018. Aprovação do trabalho “Por uma Tecnologia Decolonizada e Localizada: a experiência do NINETS-UEPB, Campina Grande-PB, Nordeste do Brasil”. Jussara Carneiro Costa e Jessyka Kalyne Augusto Ribeiro.

Participação em eventos acadêmicos (mesas e coordenações de STs, etc - em construção)

II SEMANA DA DIVERSIDADE HUMANA – Campina Grande PB. 12 a 14 de dezembro de 2018. Participação na mediação do Espaço de Vivências "Diversidade Sexual, Religião de Matrizes Africanas, Feminismo"

LANÇAMENTO DA FRENTE DE MULHERES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. 28 de novembro de 2018 - Central de Integração Acadêmica – UEPB, Campus I, Campina Grande - PB

I CONGRESSO BRASILEIRO ElesPorElas - EMPODERAMENTO DE MULHERES E MASCULINIDADES NÃO VIOLENTAS: O PAPEL DE UNIVERSIDADES, PODER PÚBLICO E MOVIMENTOS SOCIAIS. 23 e 24 de novembro de 2018 - João pessoa. Espaço Cultural José Lins do Rego. Realizacao: Universidade Federal da Paraíba/UFPB e Governo do Estado da Paraíba (SEMDH/PB).

I SEMINÁRIO NACIONAL: DIÁLOGOS UNIVERSIDADE E MOVIMENTO LGBT. Universidade Federal da Paraíba, ABGLT e Mel. 29 a 31 de agosto de 2018. Participação como palestrante na Mesa Redonda I: “Desafios Democráticos Contemporâneos: Cidadania, Políticas Públicas e LGBTfobia”, com a presença de Profa. Dra. Tatiana Lionço - UNB, Heliana Neves Hemetério dos Santos - Vice Presidente/ABGLT e Ana Cristina Pereira – Grupo de Mulheres Maria Quitéria. Disponível em: http://ufpb.br/content/semin%C3%A1rio-prop%C3%B5e-di%C3%A1logo-entre-universidade-e-movimento-lgbt

VI SEMINÁRIO NACIONAL GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS. Instituições responsáveis: Universidade Federal da Paraíba e Universidade Estadual da Paraíba. https://visngpc.com/. DIA 22 a 24 de 11/2017. Joao Pessoa PB. MESA 4 – GÊNERO, MÍDIAS E EDUCAÇÃO - 16h30 - Drª. Margarete Almeida Nepomuceno – UFPB; Drª Jussara Costa – UEPB; Drª Dinamara Garcia Feldens – UFS

IV COLÓQUIO DE FILOSOFIA FRANCESA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. Palestra: A TEORIA QUEER COMO CUIDADO DE SI. 28 de novembro a 01 de dezembro de 2017. departamento de filosofia na UFCG https://coloquioffc.blogspot.com.br/p/programacao.html?spref=fb

I ENCONTRO NACIONAL E III SEMINÁRIO DE GÊNERO, MEMÓRIAS E IDENTIDADES, REALIZADO PELO GRUPO GÊNERO, MEMÓRIA E IDENTIDADE, da Universidade Federal do Maranhão, na cidade de São Luís, no período de 26 a 28 de março de 2018 (http://grupogeniufma.blogspot.com.br/search/label/apresenta%C3%A7%C3%A3o)

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS: DIREITO À SINGULARIDADE E ÀS DIFERENÇAS. Universidade Estadual da Paraíba. 30 de maio a 1 de junho de 2018. Campina Grande-PB. Organização e Coordenação do “WORKSHOP 02: Gênero, sexualidade e Direito às Diferenças” com os debatedores/as Prof. José Baptista de Mello Neto, MSc. Caroline Sátiro de Holanda, Drª. Michelle Barbosa Agnoleti, Kelly Alves e MSc. Viviane Vergueiro Simakawa (PPGNEIM-CuS-UFBA, LABTRANS-UFRB e ODARA-IFRJ) http://www.conidih.com.br/index.php

XIII COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES. Universidade Estadual da Paraíba. 30 de maio a 1 de junho de 2018. Campina Grande-PB. Mesa-redonda 02: Movimento LGBTI: histórias e memórias de meio de século de mobilização no Brasil com a participação dos ativistas Cláudio Nascimento (Grupo Arco-Íris), Marcio Caetano (FURG), José Marcelo Nascimento (UFPE). http://www.generoesexualidade.com.br/programacao/

PALESTRA SABER LOCAL, CIÊNCIA ENCANTADA: A FORÇA DA JUREMA SAGRADA PARA ESTRATÉGIAS DECOLONIAIS (Lucas Gomes de Medeiros e Jussara Carneiro Costa). 14 de maio. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tirésias: Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos. Natal. UFRN

IV ENCONTRO GOIANO DE ECONOMIA SOLIDARIA – IV EGESOL Participação na mesa redonda do GT “Universidade, Economia Solidária e Tecnologias Sociais”. 27 a 29 de março de 2019 no Auditório da FACE (Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas) da Universidade Federal de Goiás (UFG) no campus Samambaia em Goiânia-GO. Programação disponível aqui.

SEMANA LGBTQI+ E FALAS DA DIVERSIDADE: REPENSANDO CONCEITOS NA CONTEMPORANEIDADE”. Participacao dos integrantes do NINETS Jussara Carneiro Costa e Lucas Medeiros na Mesa Redonda Corpos, Subjetividades e Questões de Gênero. Auditório do Centro de Humanidades da UFCG. Em 20 de marco de 2018, das 14h as 18h.

CONFERENCIA LATINOAMERICANA Y CARIBEÑA DE CIENCIAS SOCIALES. Buenos Aires, 19 al 23 de noviembre de 2018. Aprovação do trabalho “Por uma Tecnologia Decolonizada e Localizada: a experiência do NINETS-UEPB, Campina Grande-PB, Nordeste do Brasil”. Jussara Carneiro Costa e Jessyka Kalyne Augusto Ribeiro.